Escola do Legislativo conclui primeiro semestre de 2025 com mais de 8 mil alunos atendidos

A Escola do Legislativo finalizou o primeiro semestre de 2025 com importantes conquistas em sua missão de promover a capacitação profissional de servidores e a inclusão educacional da comunidade externa.
Entre fevereiro e junho, diversos alunos participaram de cursos nas mais diversas áreas, sendo 7.456 estudantes à distância e 778 em cursos presenciais distribuídos em cinco municípios tocantinenses. Ademais, diferentes ações educativas foram promovidas e servidores integraram cursos de formação focados na melhoria de suas funções.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), a Escola do Legislativo cumpre um papel fundamental na qualificação e desenvolvimento local. “Os resultados deste semestre deixam claro o nosso compromisso em investir na qualificação dos servidores, no fortalecimento das Câmaras de Vereadores e na formação de estudantes tocantinenses. Seguiremos ampliando esse trabalho, levando conhecimento e oportunidades e ajudando a transformar a realidade das pessoas”, frisou.
Já para o diretor da Escola, Júlio Oliveira, a eficiência das dinâmicas desenvolvidas foi destaque. “Este semestre foi marcado por importantes avanços, com a realização de diversas iniciativas que reforçam nosso compromisso. Seguimos avançando com projetos e criando novas oportunidades de aprendizado e crescimento para todos", ressaltou.
Iniciativas
Projeto Visita Guiada: alunos de todo o Tocantins conhecem a Assembleia Legislativa.
Durante o semestre, diversos alunos participaram de visitas técnicas promovidas pela Escola. Mais de 500 estudantes conheceram espaços da Casa de Leis, a exemplo do Plenário e do Plenarinho (Sala das Comissões), locais em que as leis são apresentadas, discutidas e votadas.
De acordo com a pedagoga responsável pela condução do projeto, Adriane Caldas, a proposta tem como finalidade o letramento político, destacando seus reflexos na vida cotidiana. “Eles vivenciaram essa rica aprendizagem política, que tanto nos motiva a participar do processo de construção cidadã do Estado”, explicou. As atividades estimularam o interesse pela política, apresentando também o papel dos deputados e deputadas estaduais e o funcionamento do Poder Legislativo.
Acolhimento e integração
A Escola também deu boas-vindas aos novos servidores aprovados no último concurso público da Aleto. A chegada desses colaboradores tem como objetivo renovar o quadro efetivo e qualificar ainda mais o serviço prestado à sociedade.
Os profissionais aprovados trazem experiências enriquecedoras e já estão contribuindo positivamente para o dia a dia do Legislativo Estadual. “Hoje, com os novos servidores já atuando em seus postos de trabalho, é possível perceber o impacto positivo do projeto. Eles se sentem integrados ao ambiente institucional, o que contribui diretamente para a eficiência e a harmonia no funcionamento da Casa”, aponta Suyanne Lemos, integrante da equipe de recepção dos servidores.
Qualificação e treinamento
No mês de junho, a Escola recebeu os novos policiais legislativos para a realização do Curso de Formação de Polícia Legislativa (CFPL), com a finalidade de garantir a capacitação dos servidores para o exercício de suas funções, assegurando a ordem e a segurança nas dependências da Casa.
João Victor Borges, policial legislativo recém-empossado, avaliou positivamente a experiência: “O nível de organização e a qualidade dos instrutores foram algo que nós não imaginávamos”. A primeira fase contou com a colaboração da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Tocantins. A formação prossegue agora no segundo módulo.
Caravana do Legislativo
Um dos destaques do semestre foi a abertura da Caravana do Legislativo, realizada em Dianópolis. O programa visa levar cursos às Câmaras Municipais de todo o Tocantins.
A atuação mais qualificada dos parlamentares municipais e o fortalecimento do vínculo entre o poder público e a sociedade são apontados como destaques da iniciativa. “Há uma expectativa grande de que os resultados possam ir além da capacitação, promovendo legislações municipais mais conectadas com as necessidades da sociedade, com vereadores mais preparados e engajados”, frisa Vinícius Alencar, coordenador de projetos da Escola do Legislativo.
As atividades promovidas ao longo do semestre representam um passo importante na valorização do serviço público e no fortalecimento da gestão institucional. Com tais iniciativas, a Escola do Legislativo reitera seu compromisso com a capacitação técnica nas funções legislativas – essenciais para o funcionamento da Aleto – e com o seu papel de agente de formação cidadã.