Amélio Cayres cumpre agenda com ministros das Cidades, dos Transportes, da Agricultura e da Saúde

Por Lauane dos Santos
07/08/2025 15h26 - Publicado há 14 horas
Encontro com ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para ampliação do Minha Casa, Minha Vida
Encontro com ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para ampliação do Minha Casa, Minha Vida
Thiago Cruz/Governo do Tocantins / HD

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), participou, nessa quarta-feira, 6, de uma série de reuniões nos ministérios das Cidades, dos Transportes, da Agricultura e da Saúde, defendendo, juntamente com a comitiva do Governo do Estado liderada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), a ampliação de parcerias e investimentos para atender às demandas da população tocantinense.

As reuniões foram realizadas com os respectivos ministros de cada pasta, com foco na ampliação do programa habitacional do Estado; na proteção do setor produtivo diante do cenário de comércio exterior impactado com as taxas tarifárias impostas pelos Estados Unidos (EUA); na melhoria da infraestrutura de transportes, como a entrega da nova ponte JK, que integra os Estados do Tocantins e Maranhão; e na realização de campanhas e ações de saúde.

Amélio Cayres avaliou que os ministros têm sinalizado positivamente para o atendimento das demandas dos setores sociais e econômicos do Estado. “Enquanto representantes do Poder Legislativo, estamos buscando formas de melhorar, de fato, a vida dos tocantinenses. Sabemos que é necessário o apoio do Governo Federal para que possamos avançar. Por isso, fico muito satisfeito em ter a oportunidade de colocar à mesa, junto com o governador Wanderlei, as demandas que diariamente recebemos na Assembleia”, disse.

Habitação

Durante a manhã de quarta, 6, Amélio participou da reunião com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para dialogar sobre a ampliação de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no Tocantins. Na ocasião, o governador formalizou pedido para mais de 1.400 moradias, atendendo às cidades de Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins.

“Nosso objetivo é contemplar o maior número possível de cidades com a construção de moradias, reduzindo o déficit habitacional, que, hoje, atinge mais de 44 mil tocantinenses sem residência própria. Essa é uma pauta prioritária; e tudo o que conseguimos conquistar para o Estado tem grande importância para a nossa população”, alegou Wanderlei Barbosa.

Agricultura

A comitiva tocantinense também teve reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para vislumbrar meios de amparar o agronegócio no Tocantins diante da nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre determinados produtos brasileiros. “Falamos sobre novos mercados para a exportação agropecuária tocantinense, mesmo porque temos como destaque a nossa exportação de carne bovina e precisamos pensar juntos em como evitar os prejuízos”, comentou o presidente da Aleto.

Ponte JK no Bico

Outra pauta prioritária encaminhada pelo Governo do Estado e Aleto é o andamento das obras de construção da nova Ponte JK, no Bico do Papagaio. Conforme o ministro dos Transportes, Renan Filho, a entrega segue prevista para dezembro deste ano. “Estamos empenhados em cumprir o cronograma. Vamos entregar a ponte de Estreito até Aguiarnópolis e garantir os recursos para o anel viário de Axixá. Essa parceria com o governador Wanderlei é importante para avançarmos nas obras, amenizarmos os transtornos causados na região e impulsionarmos ainda mais o desenvolvimento do Tocantins”, reforçou o ministro.

Saúde

Também foram apresentadas algumas ações prioritárias do Governo do Tocantins ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com foco no apoio do Governo Federal para fortalecer a saúde pública estadual, tendo como demandas principais o financiamento da média e alta complexidade, bem como a habilitação de 11 leitos de UTI (adulto tipo II) no Instituto Sinai, em Palmas, além do apoio federal para ações de enfrentamento ao sarampo no Tocantins. Com essas ações e o amparo do Ministério da Saúde, a expectativa é dobrar a capacidade de atendimento no Tocantins nos anos que se seguem. 

Presenças

A agenda oficial da comitiva do Tocantins em Brasília segue até esta quinta-feira, 7. As reuniões contam com a participação de secretários e técnicos do Estado e parlamentares da bancada federal, como o senador Eduardo Gomes (PL) e os deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos) e Alexandre Guimarães (Republicanos), além do deputado estadual Luciano Oliveira (PSD).


(Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação do Tocantins  – Secom/TO)