Seminário discute Plano Nacional de Educação 2024-2034 na Aleto

Por Suzana Arabar
11/08/2025 19h14 - Publicado há 4 horas
Ivory de Lira enfatizou a importância da contribuição do Tocantins para a formulação final do plano
Ivory de Lira enfatizou a importância da contribuição do Tocantins para a formulação final do plano
Isis de Oliveira / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) sediou, nesta segunda-feira, 11, um seminário estadual sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034. O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), foi representado pelos deputados Ivory de Lira (PCdoB) e Professor Júnior Geo (PSDB).

Promovido por uma Comissão Especial da Câmara Federal, o evento foi conduzido pelos deputados federais Pedro Uczai (PT-SC) e Eli Borges (PL-TO) e reuniu representantes da sociedade civil, gestores, professores e especialistas, que debateram os objetivos, as diretrizes e as metas do novo plano, instituído pelo PL nº 2.614/2024, em tramitação no Congresso Nacional.  

Na abertura do evento, o deputado Ivory de Lira enfatizou a importância da contribuição do Tocantins para a formulação final do plano. "É fundamental que a voz dos educadores e gestores do nosso Estado seja ouvida. Este seminário é fundamental para construirmos uma participação ativa e propositiva," afirmou.

Já o deputado Professor Júnior Geo buscou ressaltar a necessidade de valorização dos professores e de produção de dados que retratem a realidade da educação no País. “Precisamos perceber a educação com dados, para que possamos fazer análises assertivas das metas, estratégias e resultados obtidos”, disse.

Durante o seminário, foram apresentadas e discutidas as metas do novo PNE. Entre os temas abordados pelo documento, constam qualidade e equidade no ensino, valorização dos profissionais da educação, financiamento do setor, acesso e universalização da educação em todos os níveis.

Além da apresentação do plano, os deputados federais colheram subsídios dos participantes. A necessidade de mais investimentos para formação dos professores, a preocupação com a saúde emocional do professor, o modelo de educação integral, a forma de acesso às universidades e a cultura digital nas escolas foram alguns dos pontos abordados pelos presentes.

Sobre o plano

O novo plano é uma proposta do Governo Federal que busca guiar o desenvolvimento da educação brasileira na próxima década. O texto do projeto, em análise no Congresso Nacional, estabelece objetivos com metas detalhadas e um conjunto de estratégias para alcançá-los.