Dr. Danilo apresenta Votos de Aplausos ao sargento do 8º BPM que salvou criança engasgada em Paraíso

Uma balinha causou um tremendo susto na Jucele Maria Ferreira Alves, mãe do pequeno Heitor, de 08 anos, no último sábado, dia 16. Após fazer algumas compras e já saindo de um supermercado na cidade de Paraíso, Jucele notou que Heitor estava engasgado com uma balinha. Imediatamente a mãe tentou fazer a manobra de Heimlich porém, devido ao nervosismo, não obteve muito sucesso.
Neste momento, o 3º Sargento da Polícia Militar do 8º BPM do Tocantins, Alex de Jesus Brito, assumiu o controle da situação e conseguiu desengasgar e salvar a vida da criança. Aliviada, Jucele avalia que a calma do policial foi fundamental para resolver a situação. “Eu entrei em desespero e, quando ele viu meu filho logo se aproximou o fez o procedimento correto e também só afastou-se quando teve certeza que estávamos bem. Pra mim ele é um heroí”, afirmou Jucele.
Na última terça-feira, 19, em sessão ordinária, o deputado estadual Dr. Danilo Alencar (PL) apresentou Votos de Aplausos ao 3º Sargento “pela ação rápida e técnica eficaz que foi crucial para salvar a vida do garoto”, pontuou o parlamentar.
Em junho deste ano o deputado estadual chegou a apresentar, na Aleto, o Projeto de Lei 215/2025 que dispõe sobre treinamento de funcionários e afixação de cartazes explicativos sobre as técnicas conhecidas como manobra de Heimlich e tapotagem em escolas e creches públicas e privadas do Tocantins.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 2 mil pessoas morreram engasgadas no Brasil no ano de 2023. Grande parte destas vítimas eram idosos acima de 65 anos e bebês e crianças de até 04 anos.