Governador atende pedido de Claudia Lelis e altera Estatuto dos Servidores para proteger mulheres

Por Fátima Miranda
21/08/2025 14h13 - Publicado há 27 dias
Claudia Lelis comemora alteração na Lei do servidor público para proteção as mulheres
Claudia Lelis comemora alteração na Lei do servidor público para proteção as mulheres
DICOM / HD

Em julho deste ano, Claudia apresentou na Assembleia Legislativa anteprojeto de lei solicitando a alteração da Lei 1.818, que garante proteção às servidoras públicas vítimas de violência doméstica e familiar

O governador do Tocantins, Vanderlei Barbosa (Republicanos), publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 20, o Decreto nº 6.988, que altera a Lei nº 1.818, de 23 de agosto de 2007, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis

A mudança atende ao pedido da deputada estadual Claudia Lelis (PV), autora do anteprojeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), em julho, que propôs a modificação no artigo 35 da lei. A alteração garante maior proteção às servidoras públicas estaduais vítimas de violência doméstica e familiar, assegurando o direito de remoção para outro local de trabalho como forma de resguardar sua segurança e dignidade.

Avanço na proteção das mulheres 

Para a deputada Claudia, a publicação do decreto representa uma grande vitória no enfrentamento à violência contra a mulher e demonstra sensibilidade do governador Vanderlei Barbosa em acolher as servidoras que passam por essa situação.

“Essa conquista muito grande e vai permitir que servidoras públicas  em situação de violência tenham o direito de recomeçar em um ambiente seguro, longe do agressor. É uma medida que pode salvar vidas e, sobretudo, prevenir casos de feminicídio”, destacou.

A parlamentar ressaltou ainda que o combate à violência de gênero precisa ser prioridade do poder público e que a alteração da legislação reforça a rede de proteção e acolhimento às servidoras estaduais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS