Dentre as matérias aprovadas na ordem do dia desta terça-feira, dia 23, três são de autoria do presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Em dois requerimentos, ele requisitou ao governo estadual a celebração de convênio com as prefeituras de Tupirama e Palmas para a construção de Centros de Convivência para Idosos. Na Capital, a obra é solicitada para atender à região Norte. Já o pedido para o município de Tupirama, segundo Gaguim, se deve ao fato de a cidade não dispor de abrigo para a terceira idade.
Ao reforçar suas justificativas, o parlamentar comentou sobre a importância dos idosos para a coletividade com a troca de experiências nas questões sociais do dia-a-dia. “Além disso, com o advento do Estatuto do Idoso, fica o Estado e toda a população responsáveis por propiciar uma sobrevivência decente aos que alcançam a velhice”, destacou.
Num terceiro requerimento, Carlos Gaguim propõe incentivos agrícolas aos pequenos e micros produtores rurais do município de Aliança do Tocantins. Para o deputado, fica mais difícil para os agricultores conseguirem uma produção eficiente com recursos próprios, “devido aos altos custos para o cultivo e a colheita”.
Os benefícios propostos vão desde insumos, sementes e defensivos agrícolas até fornecimento de máquinas, para preparo do solo. “Esta medida contribui para a fixação do homem no campo e impede a formação de regiões de pobreza nos centros urbanos”, reforçou o presidente. (Elpídio Lopes).