Lei de Amélio Cayres incentiva prática da leitura no Tocantins

Por Suzana Arabar/Dicom Aleto
25/08/2025 16h57 - Publicado há 2 dias
A lei objetiva estimular o hábito da leitura.
A lei objetiva estimular o hábito da leitura.
Divulgação / HD

O Tocantins deu um passo importante para a promoção da leitura e da escrita com a Lei nº 4.409/2024, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos). A nova norma institui a Política Estadual de Cultura da Leitura e da Escrita, visando difundir o acesso à leitura e incentivar sua prática em todo o Estado.

“A lei tem como objetivo principal estimular o hábito da leitura e o consumo de livros em todas as camadas da sociedade”, explica Amélio, acrescentando: “Para isso, a política prevê uma série de ações estratégicas que abrangem desde o fortalecimento de bibliotecas e espaços de leitura até o desenvolvimento da economia do livro no Estado”.

“A Política Estadual de Cultura da Leitura e da Escrita representa um marco na valorização da literatura e do conhecimento, com potencial para transformar o cenário cultural do Tocantins”, destaca a jornalista e diretora de Área de Comunicação e Publicidade da Assembleia Legislativa, Wanja Nóbrega.

Entre as principais metas da nova política, destacam-se o fomento à bibliodiversidade por meio da atualização constante do acervo de bibliotecas; o fortalecimento da economia do livro pelo incentivo à produção intelectual local, com apoio a editoras e livreiros tocantinenses; e a realização de eventos literários, visando à qualificação do público leitor.

Uma das diretrizes da lei é a universalização do acesso ao livro e à leitura, em articulação com outras políticas públicas de educação e cultura. Para alcançar esses objetivos, a lei prevê, entre outras ações, a realização de feiras literárias descentralizadas e sazonais, abrangendo todas as regiões do Estado.

“A ideia é que esses eventos fomentem a literatura e a cultura regional, dando destaque aos escritores tocantinenses”, esclarece Amélio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS