Josi discute sobre escola de tempo integral

Por Dicom
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Josi em evento na Assembléia
A deputada Josi Nunes (PMDB) participou na tarde desta terça-feira, dia 19, do evento que discutiu sobre a implantação da escola de tempo integral em Palmas, onde estão sendo construídas duas escolas desta modalidade. Como presidente da Comissão de Educação, Desporto e Cultura da Assembléia Legislativa, Josi ajudou viabilizar o evento que aconteceu no auditório da Casa. Ela já vem promovendo debates sobre a educação no Estado que pautará as atividades da Comissão no Legislativo até o final do ano. A parlamentar disse que a escola de tempo integral faz parte da proposta defendida pela Comissão de Educação, além de ser uma modalidade utilizada pelos países que priorizam a área. “É preciso promover um maior tempo da criança na escola, porém é preciso discutir a proposta pedagógica das escolas, para que não seja apenas um depósito de crianças” declarou. O evento, promovido pela prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, contou também com a presença do prefeito Raul Filho (PT), do secretário municipal de Educação, Danilo de Melo Souza, do vereador Rilton Faria, de diretores de escolas, além de professores e estudiosos da educação. Histórico A idéia da escola de tempo integral surgiu no Brasil nos anos 30, proposta por Anísio Teixeira, numa tentativa de amenizar os problemas educacionais e, principalmente, os problemas de crianças nas ruas. Na década de 80, no Rio de Janeiro, o educador Darcy Ribeiro, junto com o então governador Leonel Brizola, lança os CIEPs – Centros Integrados de Educação Pública - , com o objetivo de manter os alunos na escola além do horário letivo e de eles participarem de atividades esportivas e de socialização.