Na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 31, foi aprovada a urgência de um requerimento de autoria do deputado Paulo Roberto (DEM). A propositura requer apoio do coordenador da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional, senador Leomar Quintanilha (PMDB), para que sejam destinadas emendas ao Orçamento 2008 para dar continuidade na obra da BR-242, no trecho que corta o Tocantins.
O democrata lembrou que a rodovia é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico tocantinense, já que o liga a outras regiões do país, através dos estados do Mato Grosso e Bahia. “A rodovia traz oportunidade ao escoamento da produção agrícola, além do barateamento dos custos de transporte e de produtos. Por isso, é necessária a continuidade da obra que se encontra parada”, declarou.
Em outra solicitação, Paulo Roberto pede aos presidentes das Comissões de Saúde e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia, a realização de audiência pública, para discutir conjuntamente a alteração do Código Florestal visando a exclusão do Tocantins da Amazônia Legal.
Segundo o deputado, dados fornecidos pela Secretaria de Planejamento – SEPLAN – comprovam que a área da cobertura do Bioma Florestal Amazônico é só de 12,2%. “O que prejudica a capacidade produtiva agroindustrial do Estado, tendo em vista que a área destinada à preservação é maior”, justifica.
Ainda na sessão desta tarde, dois projetos de lei foram apresentados à Mesa Diretora da Casa. Um de autoria do deputado Fabion Gomes (PR) e outro do deputado Angelo Agnolin (DEM). A primeira declara de Utilidade Pública a Associação de Moradores do Alto Bonito em Tocantinópolis e a segunda garante às pessoas portadoras de deficiências, comprovadamente carentes, passe livre no sistema de transporte coletivo intermunicipal de passageiros no Tocantins. (Elpídio Lopes).