Conquistas e avanços marcam o Dia do Servidor Público na Aleto

Por Maisa Medeiros
29/10/2025 15h15 - Publicado há 1 hora
Servidores do Legislativo Estadual contribuem para a construção da história do Tocantins
Servidores do Legislativo Estadual contribuem para a construção da história do Tocantins
Montagem Dicom / HD

Estabilidade profissional e um bom plano de carreira. Geralmente esses são os principais motivadores para o ingresso no serviço público, mas ser servidor público também pode representar outras conquistas, como superação pessoal, sustento familiar ou realização de um sonho.

Para quem trabalha na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o significado ganha maior contorno pela possibilidade real de contribuir com a história do Estado por meio do apoio técnico, administrativo e especializado na discussão, votação e aprovação de leis. No Dia do Servidor Público, comemorado anualmente em 28 de outubro, alguns profissionais destacam os desafios, conquistas e avanços no Legislativo Estadual.

O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), ressalta que faz uma gestão compartilhada com os demais 23 parlamentares, tendo como principais pilares a valorização e o reconhecimento dos servidores do Poder Legislativo Estadual.

“Com muito trabalho e responsabilidade, a nossa gestão tem avançado na valorização de todos os nossos colegas servidores, com ações como a ampliação da sede do Legislativo, que vai reunir todos os setores no mesmo prédio, que deverá ser entregue já no início de 2026. Também priorizamos o pagamento das progressões atrasadas e da data-base, além do reajuste salarial e da atualização da carreira. Ainda investimos na modernização dos setores e na melhoria dos ambientes de trabalho, para que cada servidor tenha mais conforto e qualidade no dia a dia. Isso tudo porque o trabalho de cada servidor é o que faz esta Casa avançar, é o que realmente faz diferença na vida de cada cidadão”, afirmou Amélio.

Valorização do servidor

A mudança para o novo prédio representa uma conquista para os 242 servidores, principalmente para aqueles que já têm mais de três décadas de carreira funcional, como é o caso da técnica legislativa Isaureth Nunes, lotada na Aleto desde 1991. Ela disse que a evolução da Assembleia faz parte do seu crescimento pessoal e profissional – ela também recorda os desafios enfrentados nos primórdios do Parlamento, na antiga sede de madeira  – e da luta dos primeiros servidores na construção de um Legislativo forte.

“Foi desafiador trabalhar ainda nas instalações de madeira, tudo muito precário, mas a força de vontade em ver as coisas acontecerem foi um fator que me motivou a estudar e crescer ao longo da minha carreira. Aqui conquistei meu sustento, minha casa, minha condução e – o mais importante – os laços com as pessoas que tenho orgulho de chamar de minha família do Legislativo, o que me motiva a trabalhar todos os dias”, destacou a servidora.

O diretor de área administrativa, Antônio Lopes Braga Júnior, também participou desse processo de evolução da Assembleia, que começou para ele em 1990. Apesar de ter concluído sua jornada como servidor efetivo, continua contribuindo ativamente nas transformações da Aleto.

Para se manter motivado durante mais de 30 anos de carreira, Braga Júnior teve que se reinventar, buscando conhecimento e exercendo diferentes funções dentro da Casa. Sua trajetória profissional é marcada por experiências e movimentações nas áreas técnicas e de assessoramento parlamentar, de contabilidade, documentação e informação, bem como nas áreas financeira e administrativa.

Além de cargos de diretor, Braga Júnior também deixou sua contribuição no assessoramento da Mesa Diretora e na Diretoria Geral da Casa, o maior cargo administrativo do Legislativo Estadual, sendo diretor-geral em quatro gestões de presidentes diferentes. Ele também participou da comissão organizadora dos dois últimos concursos públicos da Assembleia.

“Ter sido servidor de carreira da Assembleia foi a minha melhor experiência profissional e de vida, pois gosto de política e de gente. Aqui temos contato diário com todos. Neste ano, estamos acolhendo os servidores novatos e minha principal dica tem sido esta: que eles entendam que estarão trabalhando em uma Casa política – que tem a representação da democracia – e que a contribuição técnica sempre será importante, mas eles deverão ter sensibilidade e respeito pela representação político-partidária dos parlamentares que estão no exercício do mandato a cada legislatura. Isso lhes dará a visibilidade necessária para as oportunidades da Casa”, enfatizou.

Concurso público

O concurso público foi um dos principais compromissos assumidos por Amélio Cayres à frente da Mesa Diretora da Aleto. A Casa já empossou 50 novos servidores. A meta é empossar pelo menos 50% dos candidatos aprovados neste ano; o restante, até o mês de setembro de 2026. 

O certame foi lançado em novembro de 2023, com 107 vagas em diversos cargos de técnico legislativo, analista legislativo, policial legislativo II e procurador jurídico, reservando-se 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras.

Foi por meio do concurso da Aleto que Ediene da Silva, que já trabalhou como babá, empregada doméstica e assistente administrativa do Conselho Tutelar, alcançou o sonho de ser servidora efetiva da Assembleia. A concorrida vaga de técnico legislativo – assistência administrativa, conquistada com muito esforço, foi coroada com a nomeação neste ano. A sonhada estabilidade se tornou uma realidade para Ediene, que veio de uma família numerosa, com recursos limitados, graças à dedicação aos estudos, muitas renúncias e persistência.

“Ser servidora pública é um sonho realizado e uma oportunidade de contribuir com meu trabalho para impactar positivamente a vida das pessoas. Minha missão é exercer minha função com responsabilidade e empatia por meio de um trabalho colaborativo, pautado na ética e no zelo pelo serviço público. Quero contribuir para que as pessoas percebam que a Assembleia Legislativa é acessível e comprometida com os cidadãos”, afirmou.

Direitos e representatividade

Para o vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindlegis), Raphael Lobão, o sucesso dos trabalhos está diretamente ligado à valorização dos servidores e à abertura ao diálogo. Nesta legislatura, a boa relação do sindicato com a Presidência da Aleto, no atendimento das demandas e encaminhamentos, dentro da realidade administrativa e orçamentária, resultou em conquistas para os 221 servidores filiados – como o reconhecimento e a reposição de direitos previstos em lei, que estavam pendentes de efetivação – e em melhorias nas condições de trabalho.

O líder sindical comentou a satisfação de representar os servidores na luta pelos seus direitos. Segundo Lobão, apesar de a missão ser desafiadora, ele tem conseguido conciliar o compromisso funcional com as responsabilidades do sindicato. “Como servidores, buscamos exercer nossas funções com excelência e dedicação; como sindicalistas, precisamos dialogar, propor e cobrar. Cada conquista alcançada mostra que o esforço vale a pena, porque representar o servidor é lutar pelo fortalecimento do serviço público e pela valorização de quem faz a Assembleia funcionar todos os dias”, declarou.