Aleto reforça proteção a pessoas com fibromialgia em novo requerimento para oferta de medicamentos
A garantia de assistência adequada às pessoas com fibromialgia ganhou novo impulso na Aleto. Nesta quarta-feira, 26, foi aprovado o Requerimento nº 1.633/2025, de autoria do deputado Professor Júnior Geo (PSDB), que solicita ao governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), com cópia à Secretaria de Estado da Saúde, a inclusão e o fornecimento regular de Pregabalina e Duloxetina na rede pública estadual.
O parlamentar destaca que o acesso contínuo a esses medicamentos — amplamente recomendados no tratamento da fibromialgia — é essencial para reduzir dores crônicas, melhorar o condicionamento físico e proporcionar mais autonomia aos pacientes. Segundo o deputado, a medida busca assegurar “assistência contínua e digna às pessoas diagnosticadas com fibromialgia”.
A Síndrome de Fibromialgia (FM) é caracterizada pela dor generalizada, sensibilidade nos músculos, tendões e ligamentos, além de fadiga, distúrbios do sono e dificuldades cognitivas, como perda de memória e falta de concentração. Por não ser uma doença facilmente identificada em exames tradicionais, o diagnóstico costuma ser tardio, ampliando o sofrimento dos pacientes.
Nos últimos anos, a Aleto tem atuado para ampliar a proteção às pessoas com FM. A Lei nº 4.349/2024, proposta pelo próprio deputado Professor Júnior Geo, instituiu a Política Estadual de Proteção dos Direitos das Pessoas com Fibromialgia, reconhecendo-as como Pessoas com Deficiência (PCD) para todos os efeitos legais. A norma assegura direitos como aposentadoria especial, jornada adaptada, benefícios em cultura e lazer e condições mais favoráveis para inserção no mercado de trabalho. “Achamos justa essa inclusão, para que a pessoa com fibromialgia tenha uma melhor qualidade de vida”, ressalta o parlamentar.
Com o novo requerimento, a Assembleia reforça seu compromisso em avançar nas garantias de cuidado, qualidade de vida e acesso à saúde para quem convive com a doença.