Extensão da Ferrovia Norte/Sul para sudeste é solicitada
O estudo e a construção de um ramal da Ferrovia Norte-Sul às margens da rodovia BR 242, ligando as cidades de Gurupi, Peixe, Paranã e Taguatinga ao município de Luís Eduardo Magalhães, Bahia, é o tema de requerimento de autoria do deputado Paulo Roberto (DEM), cuja urgência na tramitação foi aprovada na manhã desta quarta-feira, dia 7. Segundo o deputado, “o propósito da matéria é gerar renda e trabalho para a região”.
De acordo com o texto, a obra pode contribuir para o aproveitamento dos recursos naturais do sudeste do Estado e melhorar sua integração com o resto do País. Para o deputado, o “empreendimento ressalta as perspectivas do setor como projetos de construção de pátios de carga nos municípios interligados pela extensão da ferrovia”.
O requerimento de Paulo Roberto pede que a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA (empresa construtora da Norte-Sul) assuma também a operação, exploração, transferência de bens e o manuseio de produtos transportados bem como a interligação da ferrovia com outras modalidades de transporte. (Glauber Barros)