Aleto sediará 1ª Feira Cultural de Artesanato
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) sediará, na próxima terça-feira, dia 9, a 1ª Feira Cultural de Artesanato – Mulheres Empreendedoras da Amazônia. Na ocasião, será feito o lançamento oficial da tecnologia social Empreendedoras da Amazônia, uma plataforma de e-commerce desenvolvida para comercialização das peças.
A exposição será aberta ao público a partir das 9 horas, no saguão da Assembleia. Idealizado pelo Instituto Terra Dourada, o evento conta com o apoio da Casa Legislativa e deve mostrar o trabalho de artesãs indígenas e quilombolas.
De acordo com a idealizadora do projeto, a cantora e empreendedora social Núbia Dourado, a feira reunirá o trabalho de 20 artesãs indígenas da aldeia Novo Horizonte (Rio Sono), além de artesãs das aldeias Porteira e Recanto Krité (Tocantínia); também contará com a participação de mulheres da comunidade quilombola Barra da Aroeira, de Santa Tereza do Tocantins, que apresentarão produtos da bioeconomia, a exemplo de licores, garrafadas e artesanato.
O evento será uma oportunidade de aquisição de peças únicas, criadas com ancestralidade, identidade e cultura viva. “Os acessórios e obras retratam as histórias, os saberes e a força de mulheres que transformam arte em vida”, destaca Núbia Dourado.
O projeto conta com o fomento do Programa Mover-se na Web, uma iniciativa do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e do Ceweb.br, que promovem o desenvolvimento da web aberta por meio de soluções de impacto social.
* Com informações da assessoria do evento