Delegação de deputados do Tocantins discute conectividade e inovação na 28ª Conferência da Unale

Por Lauane dos Santos
04/12/2025 09h55 - Publicado há 1 hora
Conferência acontece em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul
Conferência acontece em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul
Isa Ribeiro/Dicom Aleto / HD

Nesta quarta-feira, 3, a delegação tocantinense com 13 deputados estaduais desembarcou em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para participar da 28ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Os parlamentares participam de discussões aprofundadas que versam o tema “Humanidade Conectada” até esta sexta-feira, 5.

“No mundo digital em que vivemos, a discussão deste ano na Unale é muito necessária pois trabalhamos com nossas comunidades conectadas e precisamos estar antenados, buscar soluções para levar ao nosso Estado, melhorar a vida da nossa gente e cumprir nossa missão enquanto parlamentares. Sempre saímos da Conferência com muitos aprendizados e não tenho dúvidas que desta vez não será diferente”, avaliou o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres.

Além de deputados estaduais dos 27 estados da Federação, o evento reúne diversos especialistas das áreas da inovação, tecnologia, meio ambiente, sociologia e economia, para debates sobre conectividade e sustentabilidade, perspectiva para o cenário eleitoral em 2026 no Brasil, o uso de inteligência artificial em meio às eleições, PEC da nova reforma administrativa, dentre outros temas.

A atual presidente da Unale, deputada Jocélia Oliveira Freitas (RJ), conhecida como Tia Ju, fez um balanço de sua gestão ao longo deste ano. “Uma gestão resiliente, enfrentando desafios internos e externos, administrativos e políticos. Sou a quarta mulher a presidir a Unale em 29 anos e isso diz muito sobre o nosso país, temos o maior percentual de eleitoras mulheres, mas apenas 18% de cargos políticos. Presidir a Unale não é apenas ocupar uma função, mas afirmar que a democracia brasileira ainda é muito desigual e precisamos reequilibrá-la [enquanto deputados]”, acentuou.

A presidente da Conferência explicou, ainda, a definição da temática anual que direciona as discussões parlamentares. “O tema escolhido ganha ainda mais força, pois nasce da realidade que vivemos em todo o país e também com a resiliência do povo gaúcho e de Bento Gonçalves, pois não é possível falar de futuro, de inovação, sem reconhecer as vulnerabilidades das cidades. Não podemos falar de clima, sustentabilidade e emergências sem reconhecer a força da cooperação legislativa. Rio Grande do Sul se reinventou e tudo isso se transforma em política pública para os nossos Estados”, complementou.

A abertura também foi marcada pela palestra do educador, empreendedor e futurista, Tiago Mattos, que tratou das tendências globais, tecnologias e comportamentos que devem moldar o futuro e como os legisladores e legislativos podem utilizar isso para amplificar seus trabalhos de base.

Evento oficial contou, ainda, com discursos do presidente da Comissão Organizadora da Unale, deputado pelo Rio Grande do Sul, Vilmar Zanchin; do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira e do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pepe Vargas.

Assembleia Cidadã

Durante a abertura oficial da Conferência, também foi aberta a votação da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, para premiar iniciativas de legislativos estaduais nas categorias “Gestão”, “Atendimento ao Cidadão” e “Projetos Especiais”. A solenidade de premiação será realizada nesta sexta-feira, 5, ao final da Conferência.