Obra de expansão da sede da Aleto registra novos avanços estruturais
A ampliação da sede da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) registrou novos avanços importantes, consolidando mais uma etapa do projeto de modernização da Casa de Leis. Na manhã desta quinta-feira, 4, os diretores da instituição estiveram no canteiro de obras para acompanhar a evolução dos serviços e conhecer a distribuição dos departamentos administrativos, que passarão a operar em uma estrutura moderna e planejada para otimizar o trabalho interno.
A ampliação já conta com a cobertura finalizada e um avanço significativo das instalações internas. A infraestrutura de ar-condicionado está concluída em cerca de 70% — com todas as máquinas já adquiridas —, enquanto as esquadrias de vidro atingiram 50% da montagem. Também foi iniciada a instalação dos três elevadores. Na parte hidráulica, de esgoto, piso de granito e revestimento externo, a obra já ultrapassa 80% de execução. O projeto da nova mobília já foi finalizado, estando autorizada sua aquisição.
O diretor-geral da Aleto, Irisfran de Sousa Pereira, destacou o impacto positivo da expansão. “Estamos fazendo isso com muita alegria. A ampliação proporcionará mais conforto para os servidores e mais agilidade nos serviços, devido à distribuição estratégica dos setores administrativos no prédio”, comemorou.
Para a diretora de Taquigrafia e Revisão, Lucilene Assunção, a nova estrutura representa não apenas modernização, mas também valorização das equipes. “[É uma] felicidade imensa visitar a obra e trazer a equipe para conhecer o futuro ambiente de trabalho. Esse cuidado da gestão com mobiliário novo e tudo funcionando quando a mudança acontecer é um verdadeiro presente, é mais um sonho sendo realizado”, ressaltou.
A expansão, estimada em cerca de R$ 18 milhões, integra o projeto de modernização estrutural da Aleto, idealizado pelo presidente Amélio Cayres (Republicanos) e apoiado pelos demais parlamentares.
Construída em uma área de 5.300 metros quadrados, a nova edificação comportará o dobro de servidores atualmente instalados em um prédio alugado, além de incluir espaços ampliados para solenidades, lanchonete, áreas de convivência e uma passarela que interligará o novo bloco ao plenário, promovendo mais funcionalidade e integração entre os setores.