Estudantes da Escola Estadual Liberdade visitam Aleto por meio de projeto de Janad Valcari

Por Annady Borges
09/12/2025 09h11 - Publicado há 3 dias
Alunos do Aureny III conheceram plenário e setores da Casa Legislativa
Alunos do Aureny III conheceram plenário e setores da Casa Legislativa
Divulgação/Ascom Janad Valcari / HD

Nesta segunda-feira, 8, a deputada estadual Professora Janad Valcari (PL) recebeu, em mais uma visita à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), estudantes de Palmas. Dessa vez, a Escola Estadual Liberdade, localizada no Aureny III, foi a escolhida. Os estudantes, que cursam o 2º ano do ensino médio, participaram da atividade por meio do projeto idealizado pela parlamentar Assembleia vai à Escola.

Na ocasião, os alunos vieram acompanhados de seus professores e tiveram a oportunidade de conhecer os principais departamentos da Casa. A visita foi conduzida pela parlamentar, que apresentou aos estudantes o plenário, o plenarinho, a sala das comissões e o seu gabinete.

A deputada conversou com os jovens sobre política, democracia e o papel dos deputados dentro do Poder Legislativo. Durante o passeio, Janad também deu a chance aos visitantes de serem “deputados por um dia”, permitindo que falassem ao microfone no plenário e utilizassem a tribuna para sugerir melhorias para a escola ou para a comunidade, prática que integra a proposta educativa do projeto.

Todas as ideias foram anotadas pela equipe da parlamentar, que busca colocá-las em prática por meio de requerimentos e projetos de lei, sempre ouvindo as reivindicações dos estudantes. Ao final, os alunos encerraram a visita sendo recebidos com um lanche na sala de reuniões da Aleto.

Uma das estudantes destacou o impacto da atividade e o quanto a experiência ampliou sua compreensão sobre o trabalho legislativo. “Obrigada por nos mostrar como funciona a Assembleia. Eu não sabia, até hoje, o que acontecia aqui. Quando morava em outro estado, não tinha uma oportunidade como essa. Aprendi muito e, com certeza, quero me informar mais e entender melhor. Quem sabe um dia eu esteja aqui”, disse a aluna.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
MAIS NOTÍCIAS