Deputados propõem agenda de trabalho para a educação
Cerca de 60 professores, líderes sindicais, estudantes e dirigentes da área de educação do Estado se reuniram, na manhã desta terça-feira, dia 19, com os deputados na sala da Presidência da Assembléia Legislativa. Eles atendem a um convite dos membros da Comissão de Educação, Cultura e Deporto, cuja presidência está a cargo da deputada Josi Nunes (PMDB). Segundo a deputada, o objetivo do encontro é ouvir as reivindicações do setor, a fim de formalizar uma agenda de trabalho para discutir os temas relevantes para o desenvolvimento da educação no Tocantins.
“Após uma série de debates, cujos temas serão propostos pela categoria, vamos encaminhar as sugestões ao Governo do Estado, via Secretaria da Educação. Assim, com a participação das pessoas que atuam na área, nós, deputados, vamos ter uma visão mais abrangente do que é prioritário e o que realmente vai beneficiar o setor”, esclarece. O outro objetivo, segundo a deputada, foi apresentar os membros da comissão aos representantes do setor.
Para o presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), a ação vai possibilitar a realização de um planejamento de ações da Assembléia para debater a educação com os segmentos organizados, legitimando as propostas dos parlamentares enviadas ao Executivo. “Esta reunião é um exercício de democracia e esta Casa está à disposição para todos que atuam e têm compromisso com educação no Estado”.
Comissão
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto trata de assuntos relacionados com a educação, em geral, política e sistema educacional, em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais, direitos da educação, recursos humanos e financeiros para a educação. Ela dispõe ainda sobre as políticas do sistema esportivo e desenvolvimento cultural.
A comissão é composta pelos deputados Josi Nunes(PMDB), presidente, Raimundo Palito (PP), vice-presidente, Eduardo do Dertins (PPS), Fabion Gomes (PR), Junior Coimbra (PMDB) e tem como membros suplentes os parlamentares César Halum (DEM) e Luana Ribeiro (PR). (Penaforte)