Aleto aprova urgência em pedido de Cláudia Lelis para reforço policial em Palmas

Por Penaforte
11/02/2026 16h45 - Publicado há 22 horas
Cláudia sugere maior intensificação das rondas policiais e a presença ostensiva de militares
Cláudia sugere maior intensificação das rondas policiais e a presença ostensiva de militares
Koró Rocha / HD

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou, nesta quarta-feira, 11, um requerimento em regime de urgência da deputada Cláudia Lelis (PV), para que o Governo do Estado providencie reforço imediato do policiamento ostensivo nos principais polos comerciais de Palmas, com destaque para a Avenida Tocantins (Taquaralto) e Avenida JK.

A iniciativa visa garantir a segurança de comerciantes e consumidores durante períodos de grande movimentação, especialmente com a proximidade, por exemplo, das festividades do carnaval. “Esse cenário, embora positivo para a economia local, torna-se um alvo atrativo para delitos, como furtos e roubos, devido à maior circulação de valores e à ampliação do horário de funcionamento do comércio”, justificou a parlamentar.

Como medida concreta, Cláudia sugere maior intensificação das rondas policiais e presença ostensiva de militares, o que considera essencial para inibir ações criminosas e garantir tranquilidade à população nas compras e celebrações.

Outros requerimentos

Na mesma sessão, o plenário aprovou outros 20 requerimentos em regime de urgência, todos encaminhados ao Poder Executivo. As solicitações são voltadas à recuperação de estradas e pontes; reformas e melhorias em escolas públicas; aquisição de equipamentos hospitalares, bem como ampliação de serviços essenciais nas áreas de saúde e educação.

As propostas são de autoria dos deputados Eduardo Mantoan (PSDB), Jorge Frederico (Republicanos), Luciano Oliveira (PSD), Nilton Franco (Republicanos), Professor Júnior Geo (PSDB), Vanda Monteiro (União Brasil) e Valdemar Júnior (Republicanos).