Novos municípios poderão receber unidades do Corpo de Bombeiros

Por Elpídio Lopes
11/02/2026 16h45 - Publicado há 22 horas
A solicitação foi feita pelo deputado Wiston Gomes
A solicitação foi feita pelo deputado Wiston Gomes
Koró Rocha / HD

O plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou, na manhã desta quarta-feira, 11, solicitações do deputado Wiston Gomes (PSD), que pedem ao Governo do Estado a implantação de unidades do Corpo de Bombeiros Militar nos municípios de Alvorada, São Miguel do Tocantins e Tocantinópolis.

O parlamentar ressaltou que, no caso de Alvorada, trata-se de um município estratégico no sul do Estado, com expressivo fluxo de pessoas, crescimento urbano, atividades comerciais, agropecuárias e industriais em expansão, além de ser rota de circulação para municípios vizinhos.

Segundo o autor, apesar dessa importância, a localidade ainda carece de uma unidade própria do Corpo de Bombeiros, sendo que a falta desse serviço compromete o tempo de resposta em situações de emergência.

Quanto à especificidade de São Miguel, o parlamentar destaca a crescente demanda da região por serviços de prevenção, atendimento a emergências e resposta rápida a ocorrências que envolvem incêndios, acidentes, sinistros naturais e salvamentos.

“Atualmente, a população de São Miguel do Tocantins e dos municípios do seu entorno encontra dificuldade em obter atendimento imediato, devido à longa distância em relação às unidades [do Corpo de Bombeiros] mais próximas”, alerta o parlamentar.

Wiston também chama atenção quanto ao município de Tocantinópolis, pois, segundo ele, trata-se de um importante polo econômico na região do Bico do Papagaio, concentrando grande circulação de pessoas, comércio ativo, instituições de ensino, instalações públicas e considerável expansão urbana, fatores que fazem jus à implantação do Corpo de Bombeiros naquele município, que levará segurança e evitará sequelas que podem ser provocadas por diversos tipos de ocorrências.