Executivo e Legislativo debatem juntos em encontro de educação infantil

Por Dicom
20/11/2007 14h47 - Publicado há 16 anos
Josi Nunes fala sobre importância do fórum
A presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto na Casa, deputada Josi Nunes (PMDB), participou, na tarde desta segunda-feira, dia 19, do Fórum Permanente de Educação Infantil do Tocantins, realizado no auditório Sebastião Borba na Assembléia Legislativa. O encontro debateu o tema “Financiamento da Educação Infantil” que foi abordado pelo secretário municipal de Educação de Palmas, professor Danilo de Melo Souza. Ele salientou que os recursos, para o segmento são poucos, mas que têm melhorado diante da luta de educadores e das iniciativas governamentais como a criação do Fundeb. A importância do trabalho do fórum e do atual avanço da educação no País foi enfatizado por Josi que afirmou que considera o fato relevante, apesar de ainda não ter sido possível atingir o ideal, devido à complexidade que a área da educação infantil exige. Josi mencionou também que o papel do Parlamento tem sido limitado na hora de legislar, pois, segundo ela, a conjuntura transfere ao Executivo grande parte da competência do Legislativo e isso tem impedido que os parlamentares beneficiem mais a educação. Ela acrescentou que, mesmo assim, a Comissão de Educação e todo o Parlamento estão à disposição dos setores que discutem a educação no Estado. Fórum O Fórum Permanente de Educação Infantil do Tocantins – Feito – foi implantado em maio deste ano e é o espaço de discussão e atuação suprapartidária e articulado. Ele é composto por diversas instituições e por órgãos e entidades comprometidas com a expansão e a melhoria da Educação Infantil no Tocantins. A organização tem como finalidade defender a efetivação dos direitos fundamentais das crianças atendidas pela educação infantil e é uma recomendação da Constituição de 1988 que prevê fóruns similares, nas esferas nacional e municipal. (Elpídio Lopes).