Plano de ação visa diminuir acidentes que envolvem motos
O deputado Angelo Agnolin (DEM) convocou o Parlamento Tocantinense, na sessão desta quarta-feira, dia 21, para elaborar um plano estratégico, a fim de reduzir o número de acidentes que envolvem motos em Palmas. Ele alerta que, se nada for feito, o número de acidentes tende a aumentar, devido às condições de tráfico atual e à facilidade crescente para aquisição de motocicletas.
“Como esses veículos são mais viáveis para o trânsito, por ser um meio de transporte mais econômico, de rápido deslocamento em grandes centros urbanos e fáceis de estacionar, é necessária a urgência de medidas de proteção para seus usuários”, defende Agnolin.
O parlamentar argumentou, ainda, que o plano estratégico visa também estimular a adequação de novas tecnologias nas motos e a utilização de equipamentos para proteção dos condutores, já disponíveis no mercado. Ele exemplificou como equipamentos mais modernos de segurança para minimizar impactos o airbag, jaquetas infláveis, proteção para o pescoço do condutor e capacetes transparentes ou infláveis.
“Sendo assim, sugiro, dentre outras iniciativas, que sejam implantadas, com a máxima urgência, vias exclusivas para motocicletas nas principais avenidas da Capital, como também melhoradas as condições dos estacionamentos desses veículos, como já existem em outros centros urbanos”, finalizou Agnolin. (Penaforte)