Uso de anabolizante pode ser regulamentado no Tocantins
A regulamentação da comercialização, fiscalização e controle dos esteróides anabolizantes no Estado do Tocantins é solicitada pelo deputado Iderval Silva (PMDB). A Matéria que trata do assunto, foi aprovada juntamente com outras 11, na ordem do dia da sessão vespertina desta quarta-feira, dia 21. Iderval ressalta no requerimento que nos últimos anos vários acontecimentos graves aconteceram em função do uso indiscriminado desses produtos, envolvendo principalmente a juventude. “Somos conhecedores de vidas que foram ceifadas por irresponsabilidade daqueles que comercializam de forma aleatória e indiscriminada tais medicamentos”, diz Iderval no documento.
O parlamentar alega que pretende somente direcionar o poder público estadual para o assunto, que julga ser de responsabilidade direta dos governantes em todas as esferas. Os esteróides são derivados sintéticos da Testosterona. A Testosterona é responsável pelo normal crescimento e desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos, bem como pela manutenção das características secundárias, como a voz, alterações na musculatura e na distribuição de gordura no corpo.
Os demais parlamentares que tiveram proposituras aprovadas foram Fábio Martins (PDT), Fabion Gomes (PR), José Geraldo (PTB) e Manoel Queiroz (PT). Os referidos representantes solicitaram vários serviços como pavimentação asfáltica, construção de campo de futebol, construção de ponte, conservação de estradas vicinais, entre outros benefícios. Devem ser beneficiadas os municípios de Nova Rosalândia, Pindorama, Silvanópolis, Tocantinópolis, Maurilândia, Cristalândia, Lagoa da Confusão, Combinado e Cachoeirinha. (Elpídio Lopes).