Os membros da Comissão de Políticas Públicas para a Juventude da Assembléia Legislativa receberam na tarde desta quinta-feira, dia 22, o secretário estadual da Juventude, Ricardo Ayres, que apresentou programas e projetos desenvolvidos no Tocantins à classe jovem do Estado. Segundo o presidente da comissão, deputado Marcello Lelis (PV), o objetivo da vinda do secretário ao Parlamento é a apresentação do Plano Estadual da Juventude pelo secretário para discutir junto com representantes da área e líderes estudantis de escolas públicas e privadas ações que promovam melhorias para a juventude tocantinense.
Em sua explanação, Ricardo Ayres disse que, para o governo do Tocantins, “o jovem é um sujeito de direitos e agente transformador da realidade e não um problema a ser resolvido”, afirmou. Entre os objetivos das políticas voltadas à juventude estão em primeiro plano a capacitação e permanência no mercado de trabalho e o apoio para que eles concluam o ensino superior. Em seguida, ele citou vários programas como o Bolsa Universitária e o Proeducar que atendem a área da educação. Já em relação ao mercado de trabalho, Ayres ressaltou os programas Juventude Cidadã Social que contempla jovens de 15 a 17 anos e o Juventude Cidadã 1º Emprego que abrange a faixa de 18 a 24 anos.
Entre as expectativas para o ano de 2008 estão o Plano de Inclusão Digital aprovado pelo Ministério das Telecomunicações e pelo Ministério da Indústria e Comércio. O secretário frisou que “a juventude tocantinense ainda é carente nessa área e esse apoio vindo do governo federal através da mediação do governador Marcelo Mirando será muito valiosa”. (Everton de Almeida)