O deputado Marcello Lelis (PV) apresentou, na manhã desta terça-feira, dia 27, um projeto de lei que determina a concessão de título de cidadania tocantinense ao geólogo, professor e cientista José Hidasi. A homenagem, segundo Lelis, ressalta tudo aquilo que o professor tem feito pelo desenvolvimento da ciência no Estado do Tocantins, no Brasil e no mundo. "Hidasi colaborou para que fosse inaugurado, recentemente, em Porto Nacional, um Núcleo de Arqueologia (Nuta)", comenta.
O professor Hidasi que nasceu na Hungria em 1926 é graduado em geografia, história e geologia, além de acumular uma série de títulos como de escritor, cientista, administrador e professor universitário. Hidasi naturalizou-se brasileiro em 1962 e foi responsável pela criação e reestruturação de 14 museus brasileiros, dentre eles, os museus de Zoologia em Porto Nacional, ligado ao Curso de Biologia da Unitins, o de Ornitologia em Goiânia, o de Zoologia do Parque Educativo de Goiânia e o dos Bandeirantes em Mato Grosso.
CCJ
Na mesma sessão, foram encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) dois projetos de lei. Um deles, de autoria do deputado Iderval Silva (PMDB), declara de utilidade pública a Associação Comunidade Evangélica da Assembléia de Deus no projeto de Assentamento Reis, localizado no município de Itaguatins, a 585km ao norte da Capital. Já o deputado Paulo Roberto (DEM) propõe a criação de delegacias especializadas de proteção ao idoso em cidades com população acima de 30 mil habitantes. (Glauber Barros)