O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), subiu à tribuna, na manhã desta quarta-feira, dia 28, para manifestar seu apoio às matérias que tramitam na Casa e que beneficiam a categoria dos policiais militares. Uma delas é um requerimento, apresentado na sessão, que encaminha um anteprojeto de lei de autoria do deputado Manoel Queiroz (PT), tratando da redução do prazo de promoção dos cabos e soldados. Outra medida é uma emenda ao Orçamento do Estado para 2008, assinada por diversos deputados, inclusive por Gaguim, e que trata do pagamento das indenizações dos policiais devida judicialmente pelo Executivo.
O presidente declarou que é uma questão de justiça com os policiais a aprovação das matérias e solicitou, para isso, o apoio dos colegas de Parlamento. Após seu discurso, os deputados Stálin Bucar (PSDB), Raimundo Moreira (PSDB), Amélio Cayres (PR), Raimundo Palito (PP), Marcello Lelis (PV) e Eli Borges (PMDB) se manifestaram a favor do presidente. O deputado Paulo Roberto (DEM) declarou que vem acompanhando a luta de Gaguim em prol dos PMs e solicitou a compreensão dos todos os envolvidos na questão pelo entendimento entre as partes envolvidas.
Anteprojeto de Queiroz
A matéria do deputado petista propõe alterar um dispositivo a fim de diminuir o tempo de ingresso, promoção e graduação nos quadros da Polícia Militar do Estado. Queiroz sugere que seja reduzido de 20 para 15 anos, e de 15 para 10 anos o tempo exigido para que, respectivamente, soldados e cabos tenham direito a cursos de habilitação, requisitos necessários para ascensão na carreira dos PMs.
O deputado afirma que o objetivo da proposta é valorizar a classe, concedendo-lhes maiores chances de progressão na carreira e aumentando suas oportunidades. (Glauber Barros)