A classificação do Tocantins em último lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2007 na rede pública foi o foco dos discursos dos deputados na sessão desta quinta-feira, dia 29. O debate começou quando a urgência de um requerimento, de autoria da bancada oposicionista, solicitando a presença da secretária da Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, no plenário da Assembléia, para prestar esclarecimentos sobre o sistema de educação no Estado, foi rejeitado pela maioria da base governista.
O deputado Stalin Bucar (PSDB) lembrou que a vinda da secretária é importante, porque a educação é um assunto estratégico para o desenvolvimento do Estado e ela deve explicar ao Parlamento o porquê do baixo desempenho dos estudantes no exame.
Já o líder do governo, deputado Júnior Coimbra (PMDB), rebateu dizendo que o Executivo vem fazendo amplos investimentos no setor, com a construção de escolas, capacitação de professores e melhores salários. “O problema é estrutural e envolve todas as políticas de educação dos governos anteriores. A secretária está no caminho certo, pois está fazendo tudo correto”, afirmou.
Dados do Enem
O Estado que obteve a média geral mais alta nas questões objetivas foi o Rio Grande do Sul, com 56,27 pontos. Já o que teve o pior desempenho foi o Tocantins, com 42,77 pontos. O mesmo aconteceu com as notas de redação, na qual o rio Grande do Sul ficou com a maior média, 59,74, e a menor média, 50,70, também foi para o Tocantins.