Com uma sessão especial, realizada nesta terça-feira, dia 11, os parlamentares homenagearam o Dia da Bíblia, tradicionalmente comemorado no 2o domingo de dezembro. O evento foi uma solicitação do deputado Eli Borges (PMDB) que abriu os trabalhos dizendo que a Bíblia é o livro mais respeitado que existe, por expressar a palavra de Deus para toda a humanidade. A solenidade contou ainda com apresentação de um vídeo e com discursos de lideranças evangélicas de Palmas.
De acordo com Eli Borges, durante a Semana da Bíblia, são realizados eventos em todo o Brasil, que vão desde cultos até maratonas de leitura bíblica e mobilizam milhares de pessoas. Em Palmas, as leituras públicas aconteceram na Avenida JK.
Histórico
Há mais de 150 anos, o Dia da Bíblia é celebrado com o objetivo de difundir e estimular a leitura da Palavra de Deus. Desde então, a data passou a ser comemorada não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede o dia. Em geral, nesses cultos, ofertas especiais são recolhidas para ajudar na distribuição da bíblia no Brasil e no mundo. Graças a essas ofertas, a Sociedade Bíblica do Brasil consegue distribuir milhares de exemplares dessas escrituras, assim como de Novos Testamentos, Porções e Seleções Bíblicas a pessoas necessitadas, nas mais diferentes situações e lugares.
A palavra Bíblia significa "livros" e vem do grego (língua em que foi escrito o Novo Testamento) "tá Bíblia" - ou seja, livros sagrados. O plural se justifica, já que a Bíblia não é um livro somente, mas uma biblioteca composta de 66 livros, sendo que 39 pertencem ao Antigo Testamento e 27 ao Novo Testamento. (Penaforte)