Lula vai receber título de cidadão tocantinense

Por dicom
19/12/2007 12h52 - Publicado há 16 anos
Mesa Diretora
Matéria que concede título de cidadão tocantinenses ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi aprovada pela Assembléia Legislativa nesta terça-feira,18. A proposta é de autoria do presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Na mesma noite, foram aprovadas também a proposta de criação da Galeria Histórica da Assembléia, a concessão de títulos de cidadania tocantinense, declarações de utilidade pública e denominações de patrimônio público, entre outras matérias de autoria dos parlamentares. A concessão do título de cidadania tocantinense ao presidente da República foi assinado por todos os parlamentares. O autor do projeto, deputado Gaguim ressalta que a condecoração é uma honra para o Parlamento e para todos os tocantinenses, pois reconhece a história de luta e obstinação do presidente Lula por um Brasil com mais justiça social. A Galeria Histórica da Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins é uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Carlos Gaguim. Ela será composta de objetos, fotografias e documentos, destacando cronologicamente todas as legislaturas da Casa. Segundo o presidente do Legislativo, “o objetivo da galeria é preservar os acervos da história deste Poder, além de homenagear cada um dos parlamentares que passaram por aqui e os que permanecem”, disse. Foram declaradas de utilidade pública a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, de Paraíso do Tocantins; a União dos Vereadores do Tocantins (UVT), a Fundação Fé e Alegria do Brasil – Subregional Tocantins; o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Porto Nacional; a Associação dos Servidores do Dertins de Tocantinópolis; e a Associação dos Moradores de Alto Bonito, de Tocantinópolis. São autores das matéria, respectivamente os deputados José Geraldo (PTB), Carlos Gaguim (PMDB), Solange Duailibe (PT), Raimundo Moreira (PSDB) e as duas últimas, de Fabion Gomes (PR). Foram aprovadas concessões de títulos de cidadania para os jornalistas Salomão Wenceslau e Cléber Toledo, além do ex-governador e ex-senador pelo Estado de Goiás, Mauro Borges Teixeira. As matérias foram de autoria dos deputados Ângelo Agnolin (DEM), Stalin Bucar (PSDB) e Josi Nunes (PMDB), respectivamente. Do deputado César Halum (DEM) foi aprovada a proposta que dá à Casa do Estudante de Palmas o nome do jornalista Jaime Câmara. A ponte do Rio Peixe, no povoado de Barra Nova, no município de Almas, passa a ser chamada de “ponte Fernando Rodrigues Neto – Fernando da Barra”, por proposta do deputado Eduardo do Dertins (PPS).