Assembléia homenageia ex-deputados

Por Dicom
20/12/2007 12h18 - Publicado há 16 anos
Presidente Carlos Gaguim, autor dos projetos
Duas ações da Mesa Diretora da Assembléia visam preservar a memória do Parlamento Tocantinense e homenagear todos os deputados que, ao longo desses mais de 18 anos de existência do Estado, integraram o Legislativo. O ato está marcado para esta quinta-feira, dia 20, às 9h, quando acontece a sessão solene, na qual os ex-deputados serão homenageados com uma comenda: a medalha de “Honra ao Mérito Legislativo”. Em seguida, será inaugurada a Galeria Histórica da Assembléia, cujo acervo vai expor a história da Casa. A galeria é composta por objetos, fotografias e documentos. De acordo com o presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), autor dos dois projetos, o objetivo é preservar o acervo da história do Parlamento, além de homenagear cada um dos deputados que fizeram e fazem a história da Assembléia Tocantinense. Já a condecoração será concedida apenas a 75 parlamentares que passaram pela Assembléia entre a 1ª a 5ª legislaturas. Conforme a resolução, só receberá comenda os deputados que não estão em exercício no Legislativo Estadual, incluindo os parlamentares que, hoje, exercem mandatos de deputados federais, vereadores, prefeitos, o atual governador e o vice-governador do Estado, que já foram deputados. O presidente da Casa resume a iniciativa, ressaltando a importância de mostrar para a nova geração e para os visitantes a história de luta e de sonhos de uma geração inteira de tocantinenses que deram sua contribuição na formação política e social do Estado. Além do governador do Estado, Marcelo Miranda (PMDB), do primeiro presidente da Assembléia, Raimundo Boi, do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), e do presidente da Câmara Municipal de Palmas, Carlos Braga (PMDB), que já foram deputados e serão homenageados, vão compor a mesa a procuradora-geral de Justiça do Estado, Leila da Costa Magalhães, e a defensora pública do Tocantins, Estelamares Postal. Estão previstas apresentações artísticas do Coral da Seduc e do cantor Diomar Naves na cerimônia. (Penaforte e Glauber Barros)