Mensagem do governador destaca avanços estaduais

Por Dicom
12/02/2008 14h58 - Publicado há 16 anos
Governador entrega mensagem ao presidente Gaguim
O crescimento econômico tocantinense foi um dos temas destacados pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) em seu discurso de abertura dos trabalhos parlamentares de 2008 na Assembléia Legislativa, realizado na manhã desta terça-feira, dia 12. Segundo o governador, “O PIB do Tocantins aumentou 7,73%, desde 2003, a economia do Estado vem crescendo de forma significativa e aumentando sua participação dentro do cenário brasileiro”. O governador frisou também outros avanços da economia estadual, entre eles o saldo da balança comercial em 2007 de US$ 82 milhões e a produção de grãos de 1,28 milhões de toneladas. O alcance de exportação de produtos tocantinenses, ainda de acordo com o chefe do Executivo, estende-se a 31 países. As políticas sociais também foram abordadas por Marcelo Miranda. De acordo com ele, no setor da saúde pública, foi priorizada a construção, melhoria, aparelhamento e descentralização das ações de Saúde no Estado. Na Educação, o governador destacou os investimentos de R$ 15,6 milhões para ampliação e reforma da rede de unidades escolares que contemplaram 38 municípios. Outra área enfatizada pelo chefe do Executivo foi a de Segurança Pública que, no ano passado, recebeu mais de R$ 1,5 milhão em investimentos, destinados para o reaparelhamento das Polícias Civil, Millitar e do Corpo de Bombeiros e para a melhoria da segurança no presídio de Araguaína. O governador encerrou seu discurso estabelecendo cinco metas de desenvolvimento que, segundo ele, nortearão as ações do Executivo neste ano. Entre elas, constam a promoção do desenvolvimento social e econômico, dos investimentos na infra-estrutura, da preservação dos recursos naturais e da melhoria da gestão pública. Além da presença dos deputados da Casa, a cerimônia que foi presidida pelo presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas a chefe da Casa Civil, Mary Marques, a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), conselheira Dóris Coutinho, o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alan Barbieiro, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-TO), desembargador Daniel Negri, o vice- governador do Estado, Paulo Sidney (PPS), o presidente da União dos Vereadores do Tocantins (UVT), vereador Evandro Gomes (PMDB), e a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal (Glauber Barros)