O combate ao calazar no município de Araguaína é a solicitação do deputado Sandoval Cardoso (PMDB), por intermédio de requerimento, cuja urgência foi aprovada na sessão matutina desta quarta-feira, dia 13. Ainda nesta manhã, foram apresentados dois projetos de lei, de autoria dos deputados César Halum (DEM) e Fábio Martins (PDT), que propõem a concessão de títulos de cidadania tocantinense.
Além do combate ao calazar, a matéria do deputado Sandoval solicita ao secretário de Saúde do Estado, Eugênio Pacceli, a prevenção da disseminação da doença em todo o Tocantins. “Araguaína sofre com um surto que já registrou oficialmente cinco casos de contaminação, com uma morte”, lamentou. O deputado argumenta que “para evitar a proliferação do calazar são necessárias medidas urgentes para combater os focos no município atingido, bem como realizar trabalhos de prevenção em todo o Estado”.
Cidadania Tocantinense
O projeto de lei do deputado César Halum (DEM) propõe a concessão de título de cidadania tocantinense ao agrônomo Homero Aidar. Segundo a matéria, Aidar, que é pesquisador da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), “desenvolveu sistemas de produção de sementes de feijão comum, de alta qualidade”. O deputado afirma que, em razão do trabalho de Aidar, foram introduzidos no Estado variedades de feijão e de soja que geraram ganhos de produtividade e maior valor agregado à agricultura familiar tocantinense.
Outra proposta de concessão de título de cidadão tocantinense foi apresentada pelo deputado Fábio Martins (PDT). O parlamentar sugere o nome do engenheiro agrônomo João Kluthcouski para receber a honraria. Segundo o autor da matéria, Kluthcouski também contribuiu na introdução das culturas de soja e do feijão no Estado. (Glauber Barros)