A recente publicação de matérias favoráveis ao sistema de educação do Estado do Tocantins, publicadas em alguns meios de comunicação da imprensa nacional, foi o mote do discurso do deputado Angelo Agnolin (DEM), na sessão desta terça-feira, dia 26. Ele começou rebatendo alguns parlamentares que questionaram, em sessões anteriores, a classificação, em último lugar, que os estudantes tocantinenses obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2007.
“Quero fazer justiça ao trabalho da secretária da Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende. Cito apenas as matérias nas revistas Veja, Época e no jornal paulista Folha da Tarde que fazem elogios à educação do Tocantins. Isto confirma que o Estado está fazendo um trabalho reconhecido pelos profissionais da área”, afirmou.
A deputada Josi Nunes (PMDB) concordou com Agnolin e reiterou, em plenário, o convite feito anteriormente à secretária para que ela compareça à Assembléia Legislativa para falar sobre as ações implementadas pelo governo para o setor, como também para esclarecer as dúvidas dos deputados.
Já o deputado Cacildo Vasconcelos (PP) questionou as afirmações anteriores, perguntando “o motivo por que o Tocantins ficou em último lugar no Enem, já que a educação do Estado é um exemplo de gestão?”. E o deputado Raimundo Palito (PP) acrescentou, ainda, que “os números não mentem”.
Para o líder do governo, deputado Júnior Coimbra (PMDB), a boa repercussão na imprensa nacional confirma que a educação do Estado está no caminho certo. “Na realidade, há um exagero nas críticas. Esses dados do Enem são conseqüência dos governos passados e, com certeza, vamos ter resultados melhores no futuro, com base no que o Governo do Estado faz hoje”.disse. (Penaforte Diaz)