Devido ao grande volume de requerimentos apresentados no início deste ano, as matérias constantes nas ordens do dia do Parlamento têm aumentado. Na manhã desta quarta-feira, dia 27, foram aprovadas 290 sugestões dos deputados Angelo Agnolin (DEM), Solange Duailibe (PT) e Josi Nunes (PMDB). A maioria das solicitações da peemedebista é para as regiões sul e sudeste do Estado, porém os pedidos de pavimentação asfáltica beneficiam municípios de todas as regiões tocantinenses.
Outros requerimentos de Josi Nunes tratam da regularização fundiária de escrituras em Gurupi, da construção de um aterro sanitário em Figueirópolis, da implantação de Escolas Técnicas Agrícolas, do aumento do número de bolsas do Proeducar, além da criação de um Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), com o objetivo de financiar projetos ambientais no Tocantins.
Já a deputada petista obteve a aprovação de uma matéria, em regime de urgência, que pede ao Tribunal de Justiça que adote medidas em consonância com a Nova Lei do Tóxico. A intenção de Solange Duiailibe é contemplar as entidades tocantinenses que atuam na recuperação e na reinserção social dos usuários de drogas.
Dentre os pedidos do democrata Agnolin, está a implantação dos programas Centro da Juventude e de distribuição de calcário para os pequenos produtores rurais e a implantação da Secretaria Estadual da Melhor Idade e da Fundação Universidade Federal de Gurupi.
Cidadão Tocantinense
Também de autoria do deputado Angelo Agnolin, foi apresentado à Mesa Diretora um projeto de lei que concede título de cidadania tocantinense ao presidente nacional do Banco do Brasil, Antônio Francisco. O homenageado já foi superintendente na instituição no Tocantins. (Patrícia Sampaio)