Parlamentares prestigiam seminário sobre Ferrovia Norte/Sul
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), prestigiou, na manhã desta quinta-feira, dia 28, no auditório do Palácio Araguaia, a abertura do seminário "OTocantins e a Ferrovia Norte-Sul", promovido pelo governo do Estado e Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A. A solenidade contou com a participação do governador Marcelo Miranda (PMDB), do presidente da Valec, José Francisco das Neves, dos parlamentares Josi Nunes (PMDB), Júnior Coimbra (PMDB), Angelo Agnolin (DEM), Fabion Gomes (PR), José Viana (PSC), dentre outros.
Durante todo o dia, os participantes vão debater temas sobre os impactos da Ferrovia Norte-Sul e sua área de influência. Entre os assuntos, está a transferência para o Estado das seis plataformas multimodais do trecho tocantinense e a implantação de usinas de álcool e de biodiesel ao longo da ferrovia.
O deputado Gaguim aproveitou para ressaltar que o Tocantins reúne todas as condições favoráveis de clima e solo para desenvolver a indústria de biocombustíveis, destacando que a construção da Ferrovia Norte-Sul vai gerar múltiplas oportunidades de investimento e geração de emprego para o Estado, especialmente na área do do agronegócio.
Ferrovia Norte/Sul
A Ferrovia Norte-Sul que integra o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento - está orçada em R$ 5 bilhões e vai interligar as regiões Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste do País, por meio de conexões com cinco mil quilômetros de ferrovias privadas. Estão concluídos, no Estado, 150 quilômetros da Norte-Sul, ligando Aguiarnópolis a Araguaína, sendo que, nessas duas cidades, também já estão concluídos os pátios multimodais. Assim que a ferrovia for finalizada, serão 2.250 quilômetros, ligando Açailândia (MA) a Santa Fé do Sul (SP). (Penaforte Diaz)