Bloco político prioriza alianças

Por Dicom
11/03/2008 12h24 - Publicado há 16 anos
Deputados ressaltam que bloco une forças
Para promover ações conjuntas no cenário político tocantinense, um bloco, formado por quatro partidos PSB, PDT, PC do B e PRB, lançou, na manhã desta segunda-feira, dia 10, na sala de reunião da Assembléia Legislativa, um programa comum de atuação dos partidos no Estado. A linha condutora do programa será a formação de alianças com vista à eleição do maior número de prefeitos e vereadores da coalizão de norte a sul do Tocantins. As propostas defendem autonomia do governo para decidir sobre políticas macroeconômicas, direitos trabalhistas, projetos para a educação, direito do povo à segurança e amplas reformas nas áreas tributária, educacional, urbana e agrária. O deputado federal Laurez Moreira (PSB) destacou que a formação do bloco une forças e possibilita a formação de uma militância diferenciada. Já o deputado Fábio Martins (PDT) afirmou que a idéia é promover o entendimento e atrair novas lideranças, a fim de formar uma força política importante no Estado. O presidente do PC do B, Adriano Francisco Lima, comentou que a coalizão representa uma alternativa de poder, como também amplia para um diálogo mais amplo com a sociedade, “já que o PT não conseguiu realiza-lo”. Para o presidente do Partido Republicano Brasileiro - PRB, Vanderlei Lacerda da Silva, o bloco é um presente para o Tocantins, pois vai fortalecer a democracia. Representatividade Em âmbito nacional, o Bloco Parlamentar de Esquerda, como foi intitulado por eles, é constituído de 73 deputados federais, nove senadores e quatro ministérios: Esporte, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Emprego e Longo Prazo, além de ter o maior tempo em televisão, com cerca de sete minutos. No Tocantins, ele possui 170 vereadores, sendo quatro na Capital, 11 prefeitos, um deputado federal e um deputado estadual. (Penaforte Diaz)