Em apoio às demandas dos policiais militares do Estado, o presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), e o deputado Eli Borges (PMDB) receberam, na manhã desta segunda-feira, dia 10, na sala da presidência, líderes da categoria para ouvir suas reivindicações. À tarde, o grupo deve se reunir novamente para assinar uma pauta de solicitações, endereçada ao governador Marcelo Miranda (PMDB).
Na ocasião, representantes de associações militares de várias regiões do Tocantins manifestaram seus pedidos de melhoria para os PMs, como elevação salarial, maior agilidade para progressão de soldados e atualização do regimento da corporação. Mas o assunto de maior interesse da reunião foi o pagamento das indenizações.
“Meu foco é o pagamento das indenizações”, esclareceu Gaguim. O presidente declarou ainda que o mais importante é negociar com o Governo do Estado para incorporar os valores nos vencimentos de todos os PMs. Ele lembrou que parte do pagamento da dívida já está prevista no Plano Plurianual do Estado, e deve ter início em 2009.
Após ouvir todos os integrantes da comitiva, o presidente da Casa e o deputado Eli Borges reafirmaram o apoio deles e também do Parlamento em favor das demandas dos PMs. Eli pediu ainda que os presentes lhe encaminhassem uma lista de reivindicações com fundamentação jurídica, para que ele possa apresentá-la ao governador Marcelo Miranda (PMDB), ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Davi Henrique Montelo Monteiro e aos demais deputados tocantinenses. À tarde, o grupo deve se reunir novamente para assinar uma pauta de pedidos.
Estiveram presentes na reunião, além dos deputados, líderes de associações de cabos e soldados de Araguaína, Araguatins, Arraias, Porto Nacional, Gurupi, Palmas, Guaraí e Paraíso. (Glauber Barros)