Emoção, arte e homenagens marcaram a sessão solene em celebração ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta terça-feira, dia 11, na Assembléia Legislativa. O evento, presidido pela deputada Luana Ribeiro (PR), contou com discursos, vídeo e apresentações artísticas do grupo MPVox.
Após a execução do hino nacional pela banda da Polícia Militar, foi iniciada a sessão com o discurso da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ana Maria Guedes. Ela também entregou para a deputada Luana Ribeiro uma cópia do relatório entidade, relativo ao período de 2006 a março de 2008. Em seguida, o grupo MPVox apresentou a música “Você é linda”, de Caetano Veloso.
O vídeo homenageou as servidoras do Legislativo, por intermédio de fotos históricas do Parlamento. No final do documentário, o presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), congratulou todas as presentes pelo seu dia, ressaltando as mulheres integrantes de sua vida, como a mãe, a mulher e as filhas. Gaguim, embora não estivesse presente no evento, emocionou a esposa, Rose Amorim, que fez parte da mesa.
A deputada Luana Ribeiro, por sua vez, lembrou o exemplo de sua avó que, apesar da perda precoce do marido, conseguiu manter sozinha sua família e educar seus filhos. Ao fim da celebração, foram distribuídas lembranças, como bombons, mensagens e flores, para as homenageadas, numa iniciativa da Assembléia e dos deputados.
Prestigiaram a sessão a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ana Maria Guedes, a vereadora Edna Agnolin (PDT), a procuradora-geral de Justiça, Leila Vilela, a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), conselheira Dóris Coutinho, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, representando o governador, Marcelo Miranda, e a primeira-dama, Dulce Miranda, além das esposas, mães e filhas de deputados.
Oficina
Durante a solenidade, a deputada Luana Ribeiro convidou todos os presentes a prestigiar a oficina “Gênero e Pobreza”, que vai ser promovida pela Casa da Mulher 8 de março. A oficina será realizada na sala de videoconferência da Assembléia, nesta terça-feira, às 14h. (Glauber Barros)