Carlos Gaguim anuncia repasse do duodécimo ao Legislativo
O presidente do Parlamento Tocantinense, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), anunciou, na noite desta quarta-feira, dia 12, que, a partir do dia 30 de março, a Assembléia Legislativa receberá, pela primeira vez, o duodécimo, ou seja, um 1/12 de sua previsão orçamentária para 2008, já aprovada no ano de 2007.
O presidente informou que a decisão foi tomada após uma reunião com o secretário da Fazenda, Dorival Roriz, e os representantes do poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e do Tribunal de Contas, órgão que é anexo ao Legislativo mas que possui orçamento próprio.
A medida foi elogiada por vários parlamentares presentes no plenário, como o deputado Fabion Gomes (PR) que avaliou a iniciativa como a conquista da independência da Casa de Leis. Já o deputado Paulo Roberto (DEM) também comemorou o anúncio e afirmou que o repasse do duodécimo é um marco para a administração do presidente Carlos Gaguim. “Sei que todos os outros gestores lutaram muito pelo repasse”, comentou o democrata.
O deputado Marcelo Lellis (PV) em concordância com os colegas parlamentares frisou que o duodécimo será o divisor de águas no Parlamento. “Vai ter o antes e o depois da conquista do presidente Gaguim. Agora, sim, somos um Poder independente”. Os deputados Stalin Bucar (PSDB), Amélio Cayres (PR) e Raimundo Palito (PP) também manifestaram o apoio a mais uma recente conquista do Legislativo. (Patrícia Sampaio)