Prefeitos discutem na AL situação da preservação do Cantão

Por Dicom
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Deputados e prefeitos
Os prefeitos que compõem o consórcio Mesoeste estiveram reunidos com os deputados, no início da tarde de hoje, para discutir a situação dos municípios atingidos pela Área de Preservação Ambiental – APA - da região do Cantão, localizada na Ilha do Bananal. Um dos problemas apontados pelo presidente do Mesoeste, o prefeito de Pium, Nilton Franco (PMDB), a grande extensão da área de preservação e as regras impedem investimentos que levam empregos e desenvolvimento à região. “Já está sendo projetada a instalação de 23 usinas de biodiesel na região, mas elas esbarram nas exigências de preservação”, comenta. Nilton Franco fez outras reivindicações, entre elas uma referente ao grande número de assentamentos instalados no Cantão e a devastação feita por madeireiros e pescadores clandestinos na região. “Tudo isso vem causando diversos problemas, como o aumento dos custos do transporte escolar e falta de empregos”. No final da reunião, foi constituída uma comissão para tratar da questão da APA que será composta por membros de diversos órgãos e segmentos, tais como universidades, Ibama, Naturatins, ambientalistas, além dos prefeitos da região dos parlamentares presentes. O encontro, coordenado pelo presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Júnior Coimbra (PMDB), contou também com a participação de Marcello Lelis (PV), José Geraldo (PTB), Angelo Agnolin (DEM), Luana Ribeiro (PR), Stalin Bucar (PSDB), Josi Nunes (PMDB) e do presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB).