Noventa e cinco matérias foram aprovadas na ordem do dia da tarde desta quarta-feira, dia 26, sendo 63 do presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Ele solicita que o canteiro de obras da eclusa de Lajedo não seja desativado, a construção de uma ponte no rio Araguaia, ligando Xambiá a São Geraldo, o envio de convite para que mais 60 empresas conheçam ‘in loco’ as potencialidades do Tocantins e a implantação de uma unidade do IML em Porto Nacional.
O presidente justificou que Porto Nacional é uma das cinco maiores cidades do Estado e que a agilidade no atendimento legista para comunidade local é necessária. Outros 32 requerimentos são do deputado Sandoval Cardoso (PMDB) e beneficiam municípios da região Centro-Norte do Estado. Dentre os pedidos para a área educacional estão a construção de novas salas e a ampliação da secretaria e da cantina do Colégio Estadual Hélio Souza Bueno em Nova Olinda e a implantação de uma Escola Agrícola em Campos Lindos.
A construção de um centro para atender aos programas sociais Peti e Pioneiros Mirins em Colinas e de postos de saúde em Lizarda e em Goiatins são outras solicitações do deputado peemedebista. Uma propositura de Stalin Bucar (PSDB) também foi aprovada na sessão vespertina de hoje. O parlamentar tucano quer esclarecimentos do Grupo Rede – Celtins sobre os critérios adotados pela empresa para determinar o valor da cobrança da taxa de iluminação pública tocantinense. ( Patrícia Sampaio)