Executivo pretende que Rio Manuel Alves gere energia elétrica
A permissão para que o Governo do Estado possa conceder o direito de exploração da barragem do Rio Manuel Alves para geração de energia elétrica é a proposta de um projeto de lei de autoria do Executivo, encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação nesta quinta-feira, dia 27. Segundo o governo, a barragem, localizada nos municípios de Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins, possui potencial para diversos usos que podem contribuir para o desenvolvimento da região.
Dentre as utilidades citadas está o abastecimento público de água, irrigação agrícola, conservação do curso do rio, além da exploração para geração de energia elétrica que, de acordo com o projeto, pode alcançar 8MW. Ainda segundo a matéria, a concessão terá validade de 30 anos, contados a partir da data da outorga do direito de exploração da superfície, realizada pelo vencedor da concorrência pública.
O terreno da barragem está localizado a 56km de Dianópolis e possui uma área total de 2.872,7144 hectares. A geração de energia no local se dará segundo o regime de Pequena Cental Hidrelétrica (PCH). Ao final do prazo de concessão, todos os investimentos adicionados ao imóvel vão, conforme a matéria, se tornar propriedade do Estado. (Glauber Barros)