Josi Nunes diz que candidatura está garantida

Por Dicom
02/04/2008 11h00 - Publicado há 16 anos
Deputada Josi rebate reportagem
Com uma certidão de quitação, emitida pela Justiça Eleitoral, a deputada Josi Nunes (PMDB) demonstrou, na sessão desta terça-feira, dia 1º, que está apta a concorrer às próximas eleições municipais deste ano. A intenção foi rebater uma reportagem, veiculada na imprensa local, de que suas pretensões como pré-candidata à Prefeitura de Gurupi estariam ameaçadas. A deputada explicou que apesar de suas contas referentes ao pleito 2006 serem rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, isto não implica em inelegibilidade. “Não me enquadro na questão, porque fiz a prestação de contas. A certidão de quitação, emitida pelo TSE, é prova de que meus direitos como pré-candidata estão dentro da legalidade”, garantiu. De acordo com o documento, a deputada não está inelegível, pois as regras da Resolução 22.715 se referem às próximas eleições, não aos pleitos anteriores. A resolução enquadra, a princípio, o candidato que não prestou contas, o que não é o caso da deputada. Nesta questão, a prestação de contas da deputada foi rejeitada, porque o TRE alegou dúvidas quanto a um valor declarado na campanha de 2006. O fato, segundo Josi, já foi esclarecido. "Já apresentamos nossa defesa e estamos apenas aguardando o resultado. Estou tranqüila, porque se trata apenas de alguns esclarecimentos", afirma. Vários parlamentares manifestaram preocupação em relação à matéria. O deputado Fabion Gomes (PR) lembrou que a imprensa deve ser mais criteriosa, porque uma notícia com esse teor gera muitos problemas para os políticos citados. "O pior é que o direito de resposta não tem o mesmo destaque e não atinge toda a população", afirma. (Penaforte Diaz)