Lelis questiona atendimento do Samu

Por Dicom
04/04/2008 10h06 - Publicado há 16 anos
Deputado Marcello Lelis (PV)
Uma denúncia, envolvendo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu -, da Prefeitura de Palmas, foi o teor do requerimento do deputado Marcello Lelis (PV), encaminhado à Mesa Diretora, em regime de urgência, na sessão desta quinta-feira, dia 3. Ele solicita à Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informações quanto aos procedimentos médicos adotados pelo Samu no atendimento da senhora Aparecida Rosa de Jesus, 40 anos, ocorrido no dia 1º de abril. O deputado alega que a paciente não recebeu o atendimento adequado, pois a ambulância demorou muito tempo para chegar ao local e não possuía os equipamentos adequados, como uma maca. Segundo o requerimento, testemunhas afirmam que a senhora foi levada ao hospital sentada e não havia sequer uma equipe de técnicos capacitados para fazer a pré-avaliação, o que poderia ter contribuído para o falecimento de Aparecida. “Essas informações são de grande importância para que possamos apurar a veracidade dos fatos e cobrar dos gestores responsáveis maior atenção quanto aos serviços oferecidos em nosso município”, exige. SAMU O Samu é desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com as secretarias estadual e municipal. É um serviço responsável pelo atendimento pré-hospitalar de urgência no transporte de pacientes graves, juntamente com acompanhamento de profissionais da saúde até o hospital. (Penaforte Diaz).