Representantes do Parlamento prestigiam posse de juízes no TJ
O presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), e os deputados Stalin Bucar (PSDB), Marcello Lelis (PV) e Luana Ribeiro (PR) participaram, nesta quinta-feira, dia 3, da sessão solene de posse dos 27 novos juízes substitutos do Estado do Tocantins. O evento ocorreu na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, no Palácio da Justiça Rio Tocantins.
Gaguim elogiou o acontecimento, afirmando que “é uma felicidade ter novos magistrados para atender às demandas de todas as regiões do Estado”, disse. A satisfação foi compartilhada com o deputado Marcello Lelis que ressaltou que “o Tocantins só tem a ganhar com a nomeação dos novos juízes que farão com que a justiça esteja mais próxima de todos”. Presente também no evento, a deputada republicana Luana Ribeiro salientou que, com a posse dos novos profissionais, “ganha a Justiça, ganha o povo”.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Daniel Negry, alertou que cabe aos novos magistrados observar a diferença cultural existente entre o povo do Tocantins e os lugares de origem de cada um, uma vez que somente três dos 27 nomeados são tocantinenses. Ele advertiu que isto pode afetar de alguma forma o julgamento, lembrou que o juiz “é o artífice da Justiça”, e desejou sorte aos novos juízes.
Em nome de todos os empossados na solenidade, o juiz substituto Cledson José Dias fez um pronunciamento no qual destacou a importância do compromisso firmado com a sociedade. “Essa cerimônia significa a materialização de um objetivo de vida para todos os novos juízes, pois queremos promover na terra a justiça dos homens”, finalizou.
O evento contou com a presença do senador João Ribeiro (PR), do deputado federal João Oliveira (DEM), dos procuradores-gerais da República, Álvaro Manzano, e do Estado, Hércules Ribeiro Martins, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), Ercílio Bezerra. (Everton de Almeida)