Hemocentro e Assembléia vão promover dia da doação de sangue
O Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta segunda-feira, dia 7, serviu de ocasião para que o Departamento Médico, Odontológico e de Serviço Social (Dimeo) da Assembléia Legislativa anunciasse para a próxima semana uma manhã para a coleta de sangue entre os funcionários da Casa. O evento, que é resultado de uma parceria do Parlamento com o Hemocentro, está previsto para o próximo dia 16, quarta-feira, das 8h às 12h, e visa a incentivar a doação de sangue entre os servidores.
De acordo com a assistente social e funcionária da Assembléia, Lílian Cruz, os servidores públicos que doarem sangue ganham direito a um dia de folga no trabalho. Os doadores também vão receber exames gratuitos de diversas doenças que, ainda de acordo com Lílian, custariam, na rede privada de saúde, mais de R$ 800,00. No dia 15, terça-feira, servidores do Dimeo e do hemocentro percorrerão as dependências da Casa, divulgando o dia da coleta de sangue e esclarecendo as dúvidas.
São aptos a doar pessoas com idade entre 18 anos e 65 anos que pesem mais que 50kg e estejam com boa saúde. É preciso levar documento com foto, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não estar em jejum. Não são aceitas doações de sangue de pessoas que já contraíram hepatite B, doença de chagas, malária, sífilis ou que tenham comportamento de risco relativo a doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas ou múltiplos parceiros. (Glauber Barros)