Os avanços no sistema de saúde do Tocantins foram o tema abordado pelo deputado José Viana (PSC), na sessão desta quarta-feira, dia 9. “Mesmo considerando que ainda temos deficiências, registramos, ao longo dos últimos anos, melhorias nos serviços de saúde oferecidos à nossa população. Muitas dessas conquistas creditamos ao secretário da Saúde, Eugênio Pacceli, que tem surpreendido pelo excelente trabalho realizado” disse.
O deputado apontou algumas ações que fizeram a diferença como a moralização da secretaria que recuperou a credibilidade com aos fornecedores, o pagamento de produtividade aos médicos, a reforma de hospitais, a construção da Central do Estoque Regulador de Medicamentos, a incorporação do Serviço de Cancerologia no HGP, além da implantação do Serviço de Hemodiálise em Gurupi, dentre outros atos.
Em relação às dificuldades, José Viana citou, por exemplo, o encaminhamento de pacientes para os chamados centros de referências de Palmas, Araguaína e Gurupi. “O município de Paranã não tem cardiologista, então o paciente é encaminhado para Palmas que já está autorizada previamente a receber o valor da consulta. Aí vem a falha. A quantidade de consultas autorizadas é muito pequena em ralação à demanda. Daí a dificuldade no atendimento. É preciso criar condições para que os municípios não fiquem tão dependentes da Central de Referência”, esclarece. (Penaforte Diaz)