Tocantinópolis, município localizado a 517Km de Palmas, é o principal beneficiado dos requerimentos do deputado Fabion Gomes (PR), aprovados na ordem do dia desta quinta-feira, dia 10. O parlamentar solicita que a localidade seja contemplada com a pavimentação da TO-126, que liga o povoado de Ribeirão Grande à cidade, além da construção de prédio para uma Unidade de Saúde, quadra poliesportiva e campo de futebol. Os requerimentos podem beneficiar uma população de aproximadamente 25 mil pessoas, por meio de convênio entre a prefeitura e o Governo do Estado.
A implantação de projetos de piscicultura, por meio de convênios, nos municípios de Esperantina, Carrasco Bonito, Buriti do Tocantins e Augustinópolis é o teor de quatro das oito solicitações do deputado Iderval Silva (PMDB). Outros pedidos do parlamentar se referem à reforma do terminal rodoviário de Araguatins e à inclusão de Augustinópolis no projeto “Pintando a Liberdade”. O programa é uma parceria entre os governos federal e estadual e visa investir na qualificação profissional de presos.
Por sua vez, a deputada Luana Ribeiro (PR) pede a construção, por intermédio de parcerias públicas, de um centro comunitário com biblioteca em Colinas e uma cozinha comunitária em Tupiratins. Para os municípios de Wanderlândia, Xambioá, Porto Alegre e Praia Norte, Luana solicita melhorias na iluminação pública. Já para Dois Irmãos, a parlamentar requer a criação de um centro de capacitação e profissionalização.
A instalação de torres de transmissão para a implantação de telefonia móvel no interior é o teor da maior parte dos requerimentos de Fábio Martins (PDT). Ele pede à empresa “Vivo” que amplie seu sinal para os municípios de Monte do Carmo, Pindorama e Couto Magalhães. À empresa “Claro”, ele requer o benefício para Novo Acordo e Nova Rosalândia e à “Brasil Telecom”, a instalação de torre em Pium.
O deputado Angelo Agnolin (DEM) teve quatro requerimentos aprovados, além do presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), e dos parlamentares José Geraldo (PTB), Paulo Roberto (DEM), Sandoval Cardoso (PMDB) e Stalin Bucar (PSDB), todos com dois requerimentos cada. O deputado Júnior Coimbra (PMDB) teve um pedido aprovado. Ao todo 38 requerimentos receberam a anuência dos parlamentares. (Glauber Barros)