Parlamento Amazônico busca alternativas para região
Para discutir o tema “O Parlamento Frente aos Desafios da Amazônia: Meio Ambiente, Desenvolvimento e Soberania”, o presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), participou, nos dias 10 e 11 deste mês, do 6° Encontro do Parlamento Amazônico , realizado no Ceta Ecotel, em Macapá, Capital do Amapá. No debate, estiveram presentes também deputados estaduais do Maranhão, Roraima, Pará, Acre e convidados internacionais.
O presidente Gaguim ressaltou que o encontro foi uma oportunidade para deputados, lideranças políticas e especialistas fazerem uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento da Amazônia. “Foi uma ótima oportunidade, onde abordamos várias formas de desenvolvimento, integração e participação nas ações e decisões sobre a Amazônia Brasileira, que é uma região estratégica para o desenvolvimento sustentável não só para o Brasil como para o mundo”, afirma.
Histórico
O Parlamento Amazônico foi criado em 1988 para discutir questões de interesse da Amazônia e tem a participação de vários países. O fórum propõe soluções sobre assuntos estratégicos para a região, como energia alternativa, potencial biológico, riquezas minerais, conhecimentos tradicionais e soberania. (Penaforte Diaz)