A manutenção do traçado original da Ferrovia Norte-Sul é a proposta de um requerimento, de autoria da deputada Solange Duailibe (PT), cuja urgência foi aprovada na manhã desta terça-feira, dia 15. A matéria gerou debates na sessão, porque o deputado Paulo Roberto (DEM) solicitou, no ano passado, a construção de um ramal da obra que ligaria cidades do Centro-Sul e Sudeste do Estado ao município de Luís Eduardo Magalhães na Bahia.
Segundo Solange, o Plano Nacional de Viação, aprovado em 2003, já prevê um entroncamento que ligará a Bahia e o Tocantins, por intermédio dos municípios de Barreiras e Dianópolis. A deputada afirma que a proposta de um segundo ramal não está prevista na lei federal.
Por sua vez, o deputado Paulo Roberto (DEM) defendeu sua sugestão, esclarecendo que o requerimento não solicita a modificação do trajeto original e que não tem poder para alterar a lei. “Apenas encaminhei uma sugestão de construir mais um ramal que beneficiaria a região sudeste do Estado”. O democrata disse, ainda, que a proposta é compartilhada pelos governadores do Mato Grosso, da Bahia e por empresários do ramo de exportação. (Glauber Barros)