Parlamentares e servidores da Assembléia doam sangue
O deputado José Viana (PSC) foi o primeiro doador da ação de coleta de sangue entre servidores e parlamentares que está sendo realizada na Assembléia Legislativa, em parceria com o Hemocentro. Os trabalhos começaram às 8h da manhã desta quarta-feira, dia 16, e vão até o meio-dia. “A presença da unidade móvel do Hemocentro é muito importante, porque, além da coleta, vai fazer também um trabalho de sensibilização na Casa, a fim de realizar ações que facilitem esse trabalho humanitário”, disse Viana.
Logo pela manhã, vários servidores aderiram à campanha. Dentre eles, o segurança Januário Filho, 43, que é doador há 12 anos. “Comecei a contribuir depois que vi o apelo do órgão sobre a importância da doação. Gosto deste tipo de iniciativa, pois ajudamos a salvar vidas. Tenho até carteirinha” afirma. Já o servidor Arquimar Coelho da Luz, 39, disse que é sua primeira vez. “Tinha receio, mas fui convencido a participar, pelo pessoal do Departamento Médico, Odontológico e de Serviço Social da Casa (Dimeo) que me tranqüilizou sobre a segurança dos serviços”, disse.
Voluntário
Para doar sangue, segundo o Hemocentro, a pessoa deve ter idade entre 18 anos e 65 anos, pesar mais de 50kg e estar com boa saúde. É preciso também levar documento com foto, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não estar em jejum. Não pode fazer doação quem já teve hepatite B, doença de chagas, malária, sífilis ou que tenha comportamento de risco, relativo a doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas. (Penaforte Diaz)